sábado, junho 18, 2005

O Desfazer Dum Campeão

Há quem diga que "em equipa que ganha, nao se mexe...", mas tambem ha quem defenda que "so faz falta quem cah estah...".

Em equipa que ganha, nao se mexe, embora muitas vezes seja dificil nao deixar fugir alguns elementos dessa equipa. O que obriga a um ajustamento do plantel ou, na pior das hipoteses, a uma reestruturaçao da equipa. Como em tudo na vida ha opçoes a tomar, e por vezes a mais comoda nao eh a mais adequada.
A equipa senior/junior A do Olivais, teve sucesso. O sucesso nos juniors, foi o que se viu, e a epoca dos seniors nao pode ser considerada de desastrosa nem mesmo mah, embora tambem nao a associe ah palavra sucesso, a verdade eh que num campeonato do mais competitivo que eu ja assisti em toda a minha vida desportiva, com uma equipa que para alem de ser a mais jovem, era-o por uma diferença enorme das outras (20,6 era a media de idades do plantel senior!), teve tambem que tentar ultrapassar enormes contratempos, desde trabalhos, empregos e estudos no estrangeiro a viagens de aviao durante a madrugada do dia de jogo, lesoes e enjoos antes dos jogos, houve de tudo um pouco, o que impossibilitou ao treinador ter o plantel completo em qualquer momento da temporada...
Com isto tudo e ainda assim aguentaram-se ateh ao fim...

Mas parece que nem toda a gente viu a epoca que eu vi... e eu vi a, na sua totalidade, dum local previligiado, por isso acho legitimo poder dar a minha opiniao sobre o que se passou, passa e vai passar. Pelo menos enquanto restar, no Olivais, algum dos elementos que fez parte daquela equipa...

Aquela equipa que o era no verdadeiro sentido da palavra. Dentro e fora do campo. No basket ou no resto. Havia uniao e espirito de entreajuda entre todos (com uma ou duas excepçoes que servem apenas para confirmar a regra...). Aquela equipa... ah qual a direcçao dos Olivais nao quis dar continuidade.
E digo isto, nao por achar que o Olivais nao quisesse continuar com todos aqueles atletas, ateh porque nao acredito nisso, mas sim porque acho que nao fizeram tudo para a tentar manter. Alias, nem fizeram lah muito...

E eh aqui que entra a celebre frase: "So faz falta quem cah estah."

Para mim o significado de "fazer falta" eh fazer-se notar pela sua ausencia... e se kem estah faz isso entao alguma koisa tah mal...

O que eh certo (que eh o contrario de errado...), eh que me parece que os Olivais querem enveredar por esta segunda teoria. Tirando daquela Equipa elementos, e culmatando as vagas por outras pessoas. Nao tenho nada a dizer sobre as pessoas que veem para substituir os que saem, porque nao quero cair no erro de fazer futurologia e no fim ter que engolir as minhas palavras.
Mas naquela Equipa nao se podia ter mexido!!!! Parece que houve quem nao tenha percebido isso, e tenha apressado uma substituiçao desnecessaria...
E que substituiçao. Começaram logo pelo chefe natural da equipa (ja que o antigo chefe se retirou do basket para se dedicar mais ah vida familiar). E o que significa isto de trocar de treinador??
Um corte radical com o passado recente da equipa.
Uma mensagem muito clara: "Nao queremos continuar o trabalho do ultimo ano, mas sim começar um novo..."
Eh o que se chama de começar tudo do zero.

E agora eh um vazio de espectativas... Um sem fim de duvidas sobre o bom funcionamento do que antes era A Equipa. E tudo porque alguem estava apressado uma semana. Sete dias que podem marcar a diferença entre uma epoca com provaveis sucessos e uma com algumas indefiniçoes, visto que se estah a começar um novo ciclo. Que tem sempre os seus acidentes de percurso no inicio...









Houve quem dissesse que eu soh mando "lenha para a fogueira", talvez... mas o que eu queria deixar aqui bem expresso eh que...


... eh com pena que começo a constatar que se estah a desfazer mais um campeao...


... e tambem que desejo a melhor sorte e os maiores sucessos para os seniors do Olivais.

9 Comments:

At 6/18/2005 11:09:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

é muito fácil falar.....

 
At 6/18/2005 05:55:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

leonor, não é para isso que serve o blog?!

 
At 6/18/2005 07:21:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

...dizes bem... desfazer MAIS um campeão...

...e para quem diz que é fácil falar... aparentemente há quem não goste de falar... com uma boa conversa evitava-se muita coisa...

...não é um problema recente, este... mas é um problema actual...

Tenho dito.

 
At 6/20/2005 12:22:00 da manhã, Blogger Zé David said...

Se é muito fácil falar contem-nos o que se passou porque nós temos o direito de saber.
Subscrevo por baixo Pipo.

 
At 6/20/2005 01:46:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

pegando nas vossas palavras... com "uma boa conversa evitava-se muita coisa..."...tao tenham essa conversa, vc sao adultos, sabem falar, e conhecem todos os adultos envolvidos...falem,conversem e satisfaçao o vosso desejo: "contem-nos o que se passou porque nós temos o direito de saber"

eu n sei tudo o k se passou, there's something missing....por isso n falo!

 
At 6/20/2005 04:54:00 da tarde, Blogger Zé David said...

Não somos nós que temos que ir pedir explicações, era o que faltava. A direcção é que poderia eventualemte se achasse oportuno falar com os jogadores. Os jogadores estão lá para jogar e a direcção para gerir. A direcção poderia consultar os jogadores antes de tomar as suas decisões, porque se os jogadores não estão satisfeitos não adianta ter um super treinador com super estrelas que não se vai a lado nenhum. A direcção fez o que achou que foi melhor para o clube e nós temos que respeitar e aqueles que ficarem dignificar a camisola do clube. Até ponho a hipótese de a direcção ter consultado o capitão de equipa, mas ao que parece não foram consultados a maioria dos jogadores...

 
At 6/20/2005 09:50:00 da tarde, Blogger Pipo said...

eu tive uma conversa que me faz nao precisar de falar com mais ninguem.
Sei o que o me interessa saber.

 
At 6/21/2005 01:46:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ninguem falou em pedir explicações!

eu tb ja sei o k precisava de saber!

 
At 6/27/2005 03:04:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acho realmente engraçado como q de repente algumas pessoas tão activas neste blog...parem de fazer suas exposição sobre assuntos q ainda mexem com o interesse dos leitores...então vou falar....
Tô pra tentar entender o que quer dizer "there something missing"...pra falar a verdade ñ cabe a mim querer entender o pq da pressa em definir um treinador pros seniores ou até mm descartar qq 50% de chance de "eu" ficar em PT...ñ tendo assim nenhuma proposta concreta pra minha continuidade no clube...o "logo se vê" é mal...." Agora quanto a continuidade dos seniores/juniores posso tirar minhas conclusões: 1)talvez pq acreditava neste grupo pra subir de divisão e apostava na evolução de todos, ñ fosse o que a direcção acreditava; talvez por pensar q juniores é uma coisa e seniores é outra (com juniors fizemos uma CNB 1 ao limite), ñ eramos capaz de fazer CNB 2....
Enfim....chega....fico triste principalmente pq como disse o Pipo, assisti e vivi de camarote tudo o q se passa neste clube (q temo deixar). Como se diz aqui no Brasil (to d férias)...bola pra frente q atrás vem gente...

Paleio é mto bom mas é preciso projecto concreto e acreditar e investir nas pessoas, principalmente qdo ñ há dinheiro...!!!

Dilson Borges!!!!!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home